SABERES DE IDOSOS NO ABRIGO SÃO JOSÉ DE MACAPÁ

  • Vitor Sousa Cunha Nery Universidade do Estado do Amapá
  • Alder de Sousa Dias Universidade Federal do Amapá
  • Cristiane do Socorro dos Santos Nery Universidade Federal do Amapá
Palavras-chave: Saberes. Idosos. Currículo. Programa Educacional. Amazônia.

Resumo

Este relato de experiência é resultado de uma ação de extensão de três grupos de pesquisa ligados ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), a saber: Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA), Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (GISAE) e Grupo de Pesquisa Ludicidade e Inclusão e Saúde (LIS). Esses grupos uniram qualificação técnica e científica de seus pesquisadores e estudantes, bem como intencionalidade política comprometida com idosos – sujeitos historicamente excluídos do sistema social brasileiro – para realizar o projeto intitulado “Diálogo de Saberes na Amazônia: um estudo de caso no Abrigo São José de Macapá-AP”, que teve como objetivo realizar oficinas e rodas de conversas sobre saberes dos idosos domiciliados e atendidos no Abrigo São José – Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) situado em Macapá. Dada a riqueza sociocultural das relações interpessoais com os idosos, optou-se pela sistematização dos saberes que surgiam durante a ação de extensão. Explicitar essa sistematização é o objetivo principal do presente relato. A principal contribuição científica deste projeto de pesquisa-extensão encontra-se nos saberes estéticos, lúdicos, históricos e ambientais dos idosos residentes da ILPI em Macapá, o que poderá ensejar currículos condizentes às realidades não apenas destes sujeitos, mas podendo gerar parâmetro para programas educacionais mais amplos voltados à Educação de Idosos.

Publicado
2019-11-29
Seção
Relato de Experiências