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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores


A Revista SAMAÚMA é uma revista de publicação semestral, online, editada pela Pró-Reitoria de Extensão - PROEXT, da Universidade do Estado do Amapá, e destina-se à divulgação de artigos técnico-científicos originais e inéditos, resenhas e relatos de experiência, os quais devem se enquadrar em um dos eixos temáticos, a saber: (1) Linguagem e diversidade sociocultural, (2) Ambiente, sociedade e qualidade de vida, (3) Educomunicação, (4) Inovação, tecnologia e trabalho, (5) Educação.
A autoria dos manuscritos deve ser limitada àqueles que contribuíram substancialmente à elaboração do trabalho. Todos os autores devem estar em concordância com a inclusão de seus nomes no trabalho e a submissão é de inteira responsabilidade dos autores. A submissão deve possuir no máximo 5 autores, dos quais no mínimo um deve ser mestre.
Os originais encaminhados à Revista devem ser apresentados em editor de texto Word, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhas de 1,5, margens de 3 cm e em formato A4.
Os originais poderão ser redigidos em português, inglês ou francês.
Para a publicação de artigos será considerada a NBR 6022.
A identificação de autoria do trabalho será removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares às Cegas. 
Por política editorial, não aceitamos a publicação de mais de um artigo do mesmo autor por edição. Devido a isto, solicita-se o envio de apenas UM artigo do mesmo autor em cada abertura de envio de trabalhos para a SAMAÚMA. Caso o autor envie mais de um, consideraremos apenas o primeiro enviado. 
Citações com até três linhas devem constar no corpo do texto, entre aspas. A partir de quatro linhas, devem ser colocadas em destaque, sem aspas, com corpo de fonte 10 e margens recuadas em quatro centímetros à esquerda.
Os trabalhos podem ser apresentados em formato de artigo, resenha crítica e relato de experiência.

TIPOS DE TRABALHOS
a) ARTIGO:
• Os artigos deverão ter no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) páginas.
• O artigo pode ser:
a) original;
b) de revisão.
• Os artigos deverão ser divididos, sempre que possível, em seções com cabeçalho, na seguinte ordem:
a) título, e subtítulo (se houver);
b) resumo em português, inglês e francês;
c) palavras-chave em português, inglês e francês;
d) introdução;
e) materiais e métodos;
f) resultados e discussão;
g) considerações finais;
h) referências.
• Título e subtítulo
O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois-pontos (:) e na língua do texto.
• Resumo
Elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores.
• Palavras-chave
Elemento obrigatório, as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
• Introdução
Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.
• Materiais e métodos
Sempre que possível deve conter a descrição sucinta da área de estudo, os métodos e técnicas utilizados e análise de dados. Estudos envolvendo seres humanos devem fazer referência à aprovação do Comitê de Ética correspondente.
• Resultados e discussão
Deve trazer informações sobre os principais resultados alcançados e discussões sobre seus respectivos impactos para o ensino e a pesquisa. Sempre que possível ser acompanhados de tabelas e material ilustrativo adequado.
• Considerações finais
Parte final do artigo, na qual se apresentam as principais conclusões do estudo.
• Referências
Elemento obrigatório em que deve constar todas as referências citadas no artigo, elaborado conforme a NBR 6023.

• Nota de rodapé
A numeração das notas de rodapé é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração a cada página.
• Apêndice(s)
Elemento opcional. O(s) apêndice(s) são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto.
• Anexo(s)
Elemento opcional. O(s) anexo(s) são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos anexos, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto.

b) RESENHA:
• A resenha crítica de livro possui entre 3 e 6 laudas e deve constar a referência completa do livro. Serão avaliadas apenas resenhas de obras que apresentem contribuições adequadas à abordagem epistemológica e metodológica da revista.
• As resenhas deverão ser divididas, sempre que possível, em seções com cabeçalho, na seguinte ordem:
a) título e subtítulo;
b) referência do livro que deu origem à resenha;
c) desenvolvimento;
d) referências.
• Título e subtítulo
O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura da resenha, diferenciados tipograficamente ou separados por dois-pontos (:) e na língua do texto.
• Referência do livro que deu origem à resenha
Elaborado conforme a NBR 6023.
• Desenvolvimento
Parte principal da resenha, que contém a exposição ordenada e pormenorizada das principais ideias do autor e críticas do resenhista.
Referências
Elemento obrigatório em que deve constar todas as referências citadas na resenha, elaborado conforme a NBR 6023.

c) RELATO DE EXPERIÊNCIA:
• O relato de experiência deve possuir entre 5 e 8 laudas;
• Destina-se ao compartilhamento de experiências bem sucedidas com foco na extensão universitária, devendo ser divididas, sempre que possível, em seções com cabeçalho, na seguinte ordem:
a) título e subtítulo (se houver);
b) resumo em português, inglês e francês;
c) palavras-chave em português, inglês e francês;
d) introdução;
e) desenvolvimento;
f) considerações finais;
g) referências.
• Título e subtítulo
O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do relato de experiência, diferenciados tipograficamente ou separados por dois-pontos (:) e na língua do texto.
• Resumo
Elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 150 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores.
• Palavras-chave
Elemento obrigatório, as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
• Introdução
Parte inicial do relato, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar a experiência.
• Desenvolvimento
Sempre que possível deve conter a descrição sucinta da área de estudo, os métodos e a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado.
• Considerações finais
Parte final do relato de experiências, na qual se apresentam as principais considerações da vivência.
• Referências
Elemento obrigatório em que deve constar todas as referências citadas no relato, elaborado conforme a NBR 6023.


ELEMENTOS GRÁFICOS
As tabelas deverão ser numeradas com algarismos arábicos, sempre providos de título claro e conciso, na parte superior das mesmas. As tabelas deverão ser criadas no corpo do texto.
Os gráficos e figuras deverão ser numerados com algarismos arábicos, sempre providos de título claro e conciso, na parte inferior dos mesmos. Se no trabalho houver a inclusão de imagem(ns), esta(s) deverá(ão) ser enviada(s) com formato .jpg e com resolução de, no mínimo, 400 dpis, ou um megabyte (1MB) de tamanho.

O processo de avaliação e publicação
Os trabalhos submetidos passam por três fases. A primeira consiste na triagem realizada pelos Editores, que examinam a adequação do trabalho à linha editorial da revista e às normas de publicação, bem como a contribuição e qualidade do artigo para a revista, e o potencial de publicação. Verificamos todos os trabalhos com software anti-plágio. Nesta etapa, a situação da submissão no sistema é “Aguardando designação”. Trabalhos considerados inadequados são rejeitados nesta etapa.
Na segunda fase, os trabalhos que passaram pela triagem inicial sem serem rejeitados são encaminhados para a avaliação por pares às cegas. Nesta etapa, a situação da submissão no sistema é “Em avaliação”. Após o parecer dos avaliadores, a decisão final volta a Equipe Editorial. Três decisões são possíveis:  (1) A submissão é rejeitada e fundamentada com parecer dos avaliadores; (2) a submissão é aceita sem correções; (3) são solicitadas correções que devem ser atendidas em determinado prazo, e serão novamente avaliadas para aceite ou rejeição definitivos. Os trabalhos aceitos no processo de avaliação passam à etapa de edição, para os ajustes finais da publicação.
Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também destes os nomes dos autores. Portanto, ao submeter o artigo no sistema, é indispensável o anonimato de autoria. Em hipótese alguma, o(s) autor(es) pode(m) se identificar no corpo do texto. Considera-se quebra de anonimato qualquer referência explícita de autoria — citação de nome do(s) autor(es) do artigo ou referência a artigos em autoria ou em coautoria em trabalhos anteriores.
Caso necessário, o artigo aprovado será submetido a pequenas correções visando à melhoria do texto. 
À Revista Samaúma, ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Os manuscritos publicados são de propriedade da Revista SAMAÚMA, vedada tanto a reprodução, mesmo que parcial em outros periódicos, como a tradução para outro idioma sem a autorização por escrito do Conselho Editorial.