CONTOS DE FADAS: UMA ESTRATÉGIA DE ESTÍMULO À LEITURA E AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

  • Edielem Patricia Rodrigues Maciel Universidade do Estado do Amapá
  • Tainara Braga Farias Universidade do Estado do Amapá
  • Wanildo Figueiredo de Sousa Universidade do Estado do Amapá
Palavras-chave: Contos de fadas. Desenvolvimento infantil. Leitura.

Resumo

Os contos de fadas são histórias que trazem em seu âmago riquezas e valores, que influenciam de inúmeras formas no desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo, por meio da fantasia de suas narrativas e de seus personagens. Objetivamos analisar estratégias de incentivo à leitura e ao desenvolvimento com o uso dos contos de fadas, pois almejamos um ensino condizente com as necessidades e interesses dos alunos. Para tanto, a fim de alcançar a referida finalidade, utilizamos um estudo bibliográfico com a leitura de autores que trouxeram diversas contribuições para fundamentar nossa pesquisa. Pretendemos, por meio de um levantamento de dados e informações, encontrar respostas para o problema da pesquisa sobre como podem ser usados os contos de fadas para estimular os alunos a ler e contribuir para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. Dentre as propostas de estímulo destacam-se a contação de histórias, a criação de novas narrativas e de uma biblioteca de classe, conversa antes e depois das leituras, peças teatrais, dentre outros. Os resultados deste estudo constataram que os contos de fadas podem ser usados como uma ferramenta de aprendizagem na sala de aula para estimular o gosto pela leitura e ainda contribuir com o desenvolvimento da personalidade, da criatividade, ensinar o respeito, além de auxiliar os alunos a compreenderem conflitos internos relacionados aos seus sentimentos e angústias. Isso nos levou a constatar que, além de ser um instrumento pedagógico, possui uma função terapêutica. Concluímos, assegurando que os contos de fadas são ferramentas fundamentais quando aliados à prática de ensino dos educadores.

Biografia do Autor

Tainara Braga Farias, Universidade do Estado do Amapá

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá.

Wanildo Figueiredo de Sousa, Universidade do Estado do Amapá

Prof. Dr. Wanildo Figueiredo de Sousa, UNISINOS, RS.

Publicado
2019-11-29