TEATRO NA PRISÃO

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA VIVÊNCIA COM OS JOGOS TEATRAIS NA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ – MACAPÁ – AP

  • Emerson De Paula Silva UNIFAP
  • Andressa Silva UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
  • Frederico de Carvalho Ferreira UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
  • Marcus Vinicius Sales da Silva UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
Palavras-chave: Extensão; Teatro; Educação-Penitenciária.

Resumo

Este é um breve relato do processo de inclusão do Teatro junto ao sistema penitenciário de Macapá-AP junto a Escola presente neste espaço. O projeto aborda o setor masculino e feminino do referido sistema. O Projeto de Extensão “Teatro e Inclusão: Ressocialização Através da Arte” desenvolveu aulas de Teatro que visam analisar de forma teórica e prática o Teatro-Educação como linguagem capaz de contribuir com a promoção da cidadania para pessoas em situação de cárcere e com seu processo de reintegração na comunidade. Para tanto pretende-se com o mesmo potencializar a linguagem teatral como estimuladora da fruição estética à pessoas em situação de cárcere construindo ainda metodologias e materiais para este fim.

Biografia do Autor

Emerson De Paula Silva, UNIFAP

Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (DINTER UNESP/UNIFAP). Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – Campus Marco Zero – Macapá (2017); Área: Prática Pedagógica em Teatro. Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP. Licenciado em Artes Cênicas pela UFOP. Especialista em Acessibilidade Cultural(UFRJ/MINC), Estudos Africanos e Afro-Brasileiros(PUCMINAS) e Docência em Ensino Superior(EVATA). Líder do Grupo de Pesquisa NECID - Núcleo de Estudos em Espaços Culturais, Inclusivos e Deliberativos - CNPQ. Outras Áreas de Atuação: Gestão e Produção Cultural e Políticas Públicas de Cultura. Ator e Diretor.

Andressa Silva, UNIFAP - Universidade Federal do Amapá

Estudante do Curso de Graduação em Teatro na Universidade Federal do Amapá e bolsistas do Projeto de Iniciação Científica Escola e Espaços de Criação – PIBIC – UNIFAP

Frederico de Carvalho Ferreira, UNIFAP - Universidade Federal do Amapá

Professor assistente do Curso de Graduação em Teatro da Universidade Federal do Amapá

Marcus Vinicius Sales da Silva, UNIFAP - Universidade Federal do Amapá

Estudante do Curso de Graduação em Teatro na Universidade Federal do Amapá e bolsista do Projeto de Extensão Teatro e Inclusão: Ressocialização através da Arte.

Publicado
2019-11-29
Seção
Relato de Experiências