http://periodicos.ueap.edu.br/periodicos/index.php/samauma/issue/feed Revista Samaúma 2023-04-03T17:10:35-03:00 Raimunda Kelly Silva Gomes raimunda.gomes@ueap.edu.br Open Journal Systems <p>A <strong>Revista Samaúma</strong> é o periódico científico intersdiciplinar, que conecta ações de extensão, pesquisa e ensino, vinculado à Pró- Reitoria de Extensão da&nbsp;<strong>Universidade do Estado do Amapá</strong>. A&nbsp;missão da revista é divulgar as pesquisas realizadas nas ambientações acadêmicas a fim de colaborar para a transformação social de seus entes internos - comunidade acadêmica - e externos - público geral. Para isso, as publicações e as divulgações científicas da Samaúma partem do princípio de que a extensão universitária é a via segura para a interação entre a Universidade e os demais setores da sociedade, atuando como uma via de mão dupla:&nbsp; divulgação do conhecimento e retroalimentação dele,&nbsp; possibilitando, pois,&nbsp; a expansão do saber como fator de crescimento da sociedade.</p> <p>&nbsp;</p> http://periodicos.ueap.edu.br/periodicos/index.php/samauma/article/view/37 Editorial 2023-04-03T17:10:34-03:00 Raimunda Kelly Silva Gomes raimunda.gomes@ueap.edu.br Janaina Freitas Calado janaina.calado@ueap.edu.br <p>Sem resumo</p> 2020-08-07T17:15:34-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.ueap.edu.br/periodicos/index.php/samauma/article/view/33 AS CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UEAP NO CONTEXTO AMAZÔNICO: A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR VOLUNTÁRIO NA ESCOLA FAMÍLIA AGROECOLÓGICA-AP 2023-04-03T17:10:34-03:00 Fernando da Costa Ribeiro ecofernando@uol.com.br <p>O presente artigo apresenta como título “As contribuições da Extensão Universitária da UEAP no contexto Amazônico: a importância do professor voluntário na Escola Família Agroecológica-AP”, e surge da necessidade de ajudar a comunidade e a escola a colocar o (a) professor (a) voluntário (a) em sala de aula. Apresenta como objetivo mostrar a importância do voluntariado e as políticas públicas educacionais na referida Escola. Os aspectos metodológicos estão fundamentados nas observações e registros no local, nas discussões em sala de aula e nas intervenções na realidade. A chamada pública da PROEXT/UEAP possibilitou o reinício das aulas, que se encontravam paralisadas há alguns meses por falta de professor, também materializou a parceria com os movimentos sociais e ambientais da região, buscou alternativa de integrar a UEAP às comunidades ribeirinhas garantindo ações de Extensão Universitária. Os professores tiveram a oportunidade de enriquecer suas práticas docentes inovando metodologias. As Políticas Públicas Educacionais são incipientes e não chegam até a Escola.</p> 2019-11-29T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.ueap.edu.br/periodicos/index.php/samauma/article/view/25 CONTOS DE FADAS: UMA ESTRATÉGIA DE ESTÍMULO À LEITURA E AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL 2023-04-03T17:10:34-03:00 Edielem Patricia Rodrigues Maciel ediellem089@gmail.com Tainara Braga Farias tainnarabf@gmail.com Wanildo Figueiredo de Sousa wanildosousa@bol.com.br <p>Os contos de fadas são histórias que trazem em seu âmago riquezas e valores, que influenciam de inúmeras formas no desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo, por meio da fantasia de suas narrativas e de seus personagens. Objetivamos analisar estratégias de incentivo à leitura e ao desenvolvimento com o uso dos contos de fadas, pois almejamos um ensino condizente com as necessidades e interesses dos alunos. Para tanto, a fim de alcançar a referida finalidade, utilizamos um estudo bibliográfico com a leitura de autores que trouxeram diversas contribuições para fundamentar nossa pesquisa. Pretendemos, por meio de um levantamento de dados e informações, encontrar respostas para o problema da pesquisa sobre como podem ser usados os contos de fadas para estimular os alunos a ler e contribuir para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. Dentre as propostas de estímulo destacam-se a contação de histórias, a criação de novas narrativas e de uma biblioteca de classe, conversa antes e depois das leituras, peças teatrais, dentre outros. Os resultados deste estudo constataram que os contos de fadas podem ser usados como uma ferramenta de aprendizagem na sala de aula para estimular o gosto pela leitura e ainda contribuir com o desenvolvimento da personalidade, da criatividade, ensinar o respeito, além de auxiliar os alunos a compreenderem conflitos internos relacionados aos seus sentimentos e angústias. Isso nos levou a constatar que, além de ser um instrumento pedagógico, possui uma função terapêutica. Concluímos, assegurando que os contos de fadas são ferramentas fundamentais quando aliados à prática de ensino dos educadores.</p> 2019-11-29T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.ueap.edu.br/periodicos/index.php/samauma/article/view/36 SABERES DE IDOSOS NO ABRIGO SÃO JOSÉ DE MACAPÁ 2023-04-03T17:10:34-03:00 Vitor Sousa Cunha Nery vitor.nery@ueap.edu.br Alder de Sousa Dias alderdiass@yahoo.com.br Cristiane do Socorro dos Santos Nery csfsantos30@gmail.com <p>Este relato de experiência é resultado de uma ação de extensão de três grupos de pesquisa ligados ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), a saber: Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA), Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (GISAE) e Grupo de Pesquisa Ludicidade e Inclusão e Saúde (LIS). Esses grupos uniram qualificação técnica e científica de seus pesquisadores e estudantes, bem como intencionalidade política comprometida com idosos – sujeitos historicamente excluídos do sistema social brasileiro – para realizar o projeto intitulado “Diálogo de Saberes na Amazônia: um estudo de caso no Abrigo São José de Macapá-AP”, que teve como objetivo realizar oficinas e rodas de conversas sobre saberes dos idosos domiciliados e atendidos no Abrigo São José – Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) situado em Macapá. Dada a riqueza sociocultural das relações interpessoais com os idosos, optou-se pela sistematização dos saberes que surgiam durante a ação de extensão. Explicitar essa sistematização é o objetivo principal do presente relato. A principal contribuição científica deste projeto de pesquisa-extensão encontra-se nos saberes estéticos, lúdicos, históricos e ambientais dos idosos residentes da ILPI em Macapá, o que poderá ensejar currículos condizentes às realidades não apenas destes sujeitos, mas podendo gerar parâmetro para programas educacionais mais amplos voltados à Educação de Idosos.</p> 2019-11-29T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.ueap.edu.br/periodicos/index.php/samauma/article/view/22 TEATRO NA PRISÃO 2023-04-03T17:10:35-03:00 Emerson De Paula Silva emersondepaulaubuntu@gmail.com Andressa Silva andressatroye@gmail.com Frederico de Carvalho Ferreira fredcarvalhof@gmail.com Marcus Vinicius Sales da Silva marsalles38@gmail.com <p>Este é um breve relato do processo de inclusão do Teatro junto ao sistema penitenciário de Macapá-AP junto a Escola presente neste espaço. O projeto aborda o setor masculino e feminino do referido sistema. O Projeto de Extensão “Teatro e Inclusão: Ressocialização Através da Arte” desenvolveu aulas de Teatro que visam analisar de forma teórica e prática o Teatro-Educação como linguagem capaz de contribuir com a promoção da cidadania para pessoas em situação de cárcere e com seu processo de reintegração na comunidade. Para tanto pretende-se com o mesmo potencializar a linguagem teatral como estimuladora da fruição estética à pessoas em situação de cárcere construindo ainda metodologias e materiais para este fim.</p> 2019-11-29T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.ueap.edu.br/periodicos/index.php/samauma/article/view/35 BRINQUEDOTECA UEAP: 2023-04-03T17:10:35-03:00 Caio Eduardo Damasceno Pantoja caio-eduardo13@hotmail.com Karina Soares de Araújo kasoares.araujo11@gmail.com Angela do Ceú Ubaiara Brito angela.brito@ueap.edu.br <p>O trabalho descreve relato de experiência sobre o brincar nas férias na Brinquedoteca da UEAP. Durante o período de férias do mês de julho, a brinquedoteca recebeu grupos de crianças com a faixa etária entre 2 a 11 anos para momentos de brincadeiras livres e dirigidas com os bolsistas. Objetiva-se descrever o brincar das crianças e as diversas possibilidades de aprendizagem, por meio das brincadeiras realizadas nas áreas temáticas da brinquedoteca. Observou-se que as crianças criam muitas brincadeiras e utilizam os elementos lúdicos na construção de atividades, jogos, brinquedos e brincadeiras que possibilitam interação, resolução de problemas e criação de espaços para o brincar.</p> 2019-11-29T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.ueap.edu.br/periodicos/index.php/samauma/article/view/28 SALA VERDE TUCUJU 2023-04-03T17:10:35-03:00 ROBSON DA COSTA FERREIRA robsonferreira43@outlook.com RAIMUNDA KELLY SILVA GOMES rkellysgomes@yahoo.com.br <p>A Sala Verde é um programa do Ministério do Meio Ambiente que possui como meta a formação de educadores ambientais de forma descentralizada no Brasil. A Universidade do Estado do Amapá conseguiu, por meio do Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (GISAE), aprovar a criação de uma Sala Verde em seu espaço acadêmico. Assim, em 2018, ocorreu a inauguração da “Sala Verde Tucuju: Espaço Socioambiental Freiriano”, com uma série de atividades integrativas, consolidando-a como um programa de extensão da UEAP. O principal objetivo da Sala Verde Tucuju é articular o desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática socioambiental e cultural, através de ações que possibilitem o fortalecimento da formação cidadã, na busca pela sustentabilidade. A partir da sua abertura, a Sala Verde Tucuju já desenvolveu oficinas, curso, palestras, exibição de filmes, ciclos formativos e intercâmbio de saberes com atores sociais locais, sempre utilizando da educomunicação como estratégia educativa.</p> 2019-11-29T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.ueap.edu.br/periodicos/index.php/samauma/article/view/32 RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE ENERGIA RENOVÁVEIS NA COMUNIDADE DO FRANQUINHO, AMAPÁ-AP 2023-04-03T17:10:35-03:00 Diego Diniz diego.rocha@ueap.edu.br Janaina Freitas Calado janaufrn@gmail.com <p>Relato da visão de um servidor público do setor de comunicação sobre viagens feitas à comunidade do Franquinho (no arquipélago do Bailique, interior do Amapá) para o projeto de extensão Iluminando Ideias, que visava a implantação de um sistema de captação de energia elétrica por meio de placas fotovoltaicas. O objetivo do relato é obter um olhar de um servidor técnico-administrativo sobre o contexto que envolve um projeto social acadêmico em parceria com empresas, quer seja: as origens do projeto, informações sobre a empresa financiadora, os desafios do projeto, e o comportamento geral da equipe de servidores, voluntários e funcionários da empresa que ficaram encarregados de implementar o projeto, além dos membros da comunidade beneficiada.</p> 2019-11-29T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement##